Desafio da Saúde: Exames no Complexo Regulador
Contextualização
A PROCEMPA lida atualmente com o desafio de integrar e processar dados de exames armazenados em seu sistema, oriundos de diversas fontes, para atender ao Complexo Regulador da Saúde.
Para mais informações sobre o Complexo Regulador, recomendamos que os licitantes acessem https://prefeitura.poa.br/procempa/projetos/complexo-regulador-da-saude.
Os exames oriundos de laboratórios conveniados chegam em formatos variados, incluindo PDF, JPG e PNG, o que limita o acesso direto aos resultados analíticos. Essa diversidade de formatos e a falta de parametrização estruturada tornam o uso dos dados pouco eficiente para análise em saúde pública.
A PROCEMPA precisa de uma solução para extrair e parametrizar esses dados diretamente do seu sistema, de modo automatizado e padronizado, sem necessidade de contato direto com os laboratórios, já que os dados estão centralizados e armazenados no ambiente da PROCEMPA.
A ausência de um processo automatizado impacta a capacidade do Complexo Regulador da Saúde de monitorar e avaliar indicadores de saúde da população em tempo real, além de dificultar o uso desses dados para políticas públicas. A proposta de uma solução que facilite o processo de extração, parametrização e devolução dos dados torna-se crítica para fornecer informações ágeis e úteis aos gestores de saúde Pública.
Objetivo do Desafio
Desenvolver uma solução tecnológica que permita:
• Extrair dados analíticos de exames a partir de arquivos nos formatos PDF, JPG e PNG armazenados no sistema da PROCEMPA, de forma automatizada. Os arquivos já terão passado por processo de anonimização de dados, de modo que não será possível identificar quem é o paciente. O documento terá apenas um código identificador.
• Padronizar e parametrizar os dados para o Complexo Regulador da Saúde de acordo com o protocolo exigido e com interpretação de palavras chaves(exemplos: AST , ALT, PCR, T4 livre, com seus possíveis sinônimos)facilitando o uso e a consulta pelo sistema regulador.
Resultado esperado
• Implementação de uma plataforma capaz de extrair e parametrizar automaticamente os dados de exames.
• Redução no tempo de resposta entre o armazenamento dos exames e a disponibilidade de dados parametrizados para análise.
• Disponibilização de dados estruturados e parametrizados, permitindo que o Complexo Regulador da Saúde acesse e armazene informações úteis e em conformidade com os padrões estabelecidos.
• Relatórios de dados prontos para análises em saúde pública, garantindo segurança e eficiência no compartilhamento de informações.
Mapeamento de Conhecimento e Expertise Interna
Contextualização
A PROCEMPA, assim como as grandes corporações, tem o desafio diário de lidar com conhecimento técnico e administrativo adquirido ao longo dos anos, que, em alguns casos, é armazenado internamente de maneira descentralizada. Muitos colaboradores têm vasta experiência e expertise acumuladas em processos e sistemas tecnológicos muito específicos, mas a concentração desses conhecimentos impacta nas transições de equipes, por exemplo.
Sendo entidade da Administração Indireta, a PROCEMPA, como ocorre em muitos órgãos públicos, possui em seus quadros funcionários de gerações distintas, que lidam com a cultura da informação conforme suas experiências formativas inerentes à época em que ocorreram.
Essa realidade pode afetar diretamente a eficiência e a agilidade das operações, uma vez que o conhecimento técnico, metodologias, históricos de projetos e melhores práticas estão armazenados internamente de forma esparsa ou mesmo restritos à memória de poucos indivíduos que participaram ativamente de momentos relevantes na história da Companhia, como implantações de sistemas, integrações complexas e manutenções customizadas.
O conhecimento, muitas vezes, está concentrado em colaboradores de alto nível que são (ou em alguns anos serão) público-alvo de programas internos de incentivo à aposentadoria e que podem vir a deixar o quadro da Companhia. Além disso, por serem atualmente figuras chave em seus setores, não dispõem de uma quantidade ideal de tempo para registrar essas informações dentro de formatos tradicionais.
Já os funcionários que buscam obter o conhecimento são aqueles recém-admitidos em concurso público ou os que buscam trocar de setor internamente e, em sua maioria, tem um perfil mais alinhado com características próprias das gerações que cresceram em contato direto com a tecnologia. Logo, buscam a informação precisa, organizada e de fácil acesso.
Atualmente, a empresa utiliza diversos repositórios e plataformas internas para documentações de projetos e processos, em atendimento aos preceitos de governança da informação e para manutenção e sustentação satisfatória do seu extenso portfólio. São utilizados, por exemplo, o Drive PROCEMPA, Git PROCEMPA, Jira, Wiki PROCEMPA, Manuais Internos disponibilizados em bibliotecas na intranet, entre outros. Porém, há espaço para melhoria, no sentido de otimizar a replicabilidade de atividades e processos, reduzindo o retrabalho para localização de dados e a dependência de pessoas específicas para o andamento de projetos.
Com o aumento contínuo de demandas e rotatividade de colaboradores, o desafio de mapear e gerir o conhecimento de forma acessível e ágil se torna cada vez mais crítico. Sendo assim, a PROCEMPA busca um modo padronizado e eficiente para extrair, agrupar, armazenar, recuperar e compartilhar conhecimento relevante entre os times.
Objetivo do Desafio
Desenvolver e implementar uma plataforma integrada de mapeamento de conhecimento interno, que permita:
• Centralizar a documentação técnica e o conhecimento acumulado de colaboradores.
• Facilitar o acesso e a recuperação de informações essenciais para o andamento dos projetos.
• Minimizar a dependência de indivíduos específicos e reduzir a perda de conhecimento em processos de saída ou transição de pessoal.
• Criar uma estrutura de categorização que possibilite a localização rápida e intuitiva de expertise, metodologias e históricos de execução de projetos.
• Mapear e extrair o conhecimento técnico geral e específico de projetos dos especialistas.
• Possuir interface amigável/gamificada que gere engajamento nas pessoas, para gestão e análises futuras com base em dados por parte da área de gestão de pessoas.
• A plataforma deve ser colaborativa e oferecer interação entre os usuários como comentários, reações e trocas de dados.
• A plataforma deve registrar o histórico de alterações das informações alimentadas no sistema.
Resultado esperado
Espera-se que, ao final do projeto:
• O sistema centralize todo o conhecimento técnico relevante e seja intuitivo para busca e recuperação de dados.
• A curva de aprendizado de novos colaboradores seja significativamente reduzida.
• O tempo de resposta para localização de informações críticas e solução de problemas caia, refletindo um processo operacional mais eficiente.
• O compartilhamento de conhecimento seja incentivado, possibilitando uma cultura de colaboração entre diferentes setores da Procempa.
• A empresa disponha de relatórios automáticos que indiquem quais áreas têm maior acúmulo de conhecimento, facilitando o planejamento de desenvolvimento e retenção de talentos.
ConectaPOA
Contextualização
A PROCEMPA busca implementar uma solução centralizada para capturar, processar e tratar dados provenientes de diversas fontes urbanas já existentes no município de Porto Alegre, como câmeras de monitoramento, estações meteorológicas, redes Wi-Fi públicas e sistemas de rádio comunicação. Estas fontes operam atualmente de forma descentralizada, com dados dispersos que não oferecem uma análise integrada e rápida para a tomada de decisão em segurança pública, gestão ambiental e eficiência da infraestrutura urbana.
O desafio está em consolidar essas informações em uma plataforma capaz de transformar dados em insights acionáveis e fornecer alertas automáticos sobre eventos críticos. A integração dos dados capturados permitirá uma visão global e contínua da cidade, apoiando a resposta rápida a incidentes, o planejamento urbano e a melhoria da segurança e qualidade de vida dos cidadãos.
De forma complementar, a solução poderá fornecer recursos voltados ao engajamento do cidadão, como informações turísticas, eventos esportivos, consultas à rede pública de wi-fi, entre outros.
Objetivo do Desafio
Desenvolver uma plataforma que permita:
• Capturar e consolidar dados em tempo real de câmeras de segurança, estações meteorológicas, redes Wi-Fi e rádio comunicação, em uma única visualização geográfica.
• Tratar e padronizar os dados para análise contínua e eliminação de redundâncias.
• Correlacionar as informações capturadas para gerar alertas automáticos em resposta a eventos críticos e fornecer uma visão unificada da cidade para gestores e operadores.
Resultado esperado
Espera-se que a PROCEMPA tenha uma solução que:
• Centralize a captura e o tratamento de dados de múltiplas fontes da área de teste (Orla 3), proporcionando uma visão abrangente do cenário urbano.
• Permita o uso eficiente de dados tratados para gerar alertas e insights rápidos, auxiliando na gestão de segurança e infraestrutura. ]
• Disponibilize visualizações em formato de mapa interativo e relatórios em uma interface amigável para monitoramento em tempo real e consulta histórica.